Aplicativo Recicla Lins

Desenvolvido no sexto semestre na disciplina de Criação de Empresas para Internet.
Professor: Rafael Hamamura


No primeiro semestre de 2021, foi desenvolvido na disciplina de Criação De Empresas Para Internet um modelo de negócio. O objetivo do projeto foi demonstrar as técnicas existentes para identificar problemas e estimular a criação de ideias, sendo essa proposta pelo professor Rafael Hamamura. O projeto foi desenvolvido em dupla juntamente com a aluna Patrícia da Silva Magalhães e utilizando da Plataforma Agenda 2030 foi escolhido um objetivo a ser alcançado para abordar. O objetivo escolhido pela dupla foi Consumo e Produção Responsáveis.


O Projeto

Para a elaboração do modelo de negócio foi visto a partir da Plataforma Agenda 2030 objetivos que devem ser alcançados até o ano de 2030, esse plano de ação busca erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O objetivo escolhido foi Consumo e Produção Responsáveis, dentro deste objetivo a meta escolhida foi até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

A partir da escolha da meta, as duplas foram orientadas a, por meio de brainstorming, criar cartões de insight contendo problemas conhecidos que impediriam alcançar a meta. Os cartões foram preenchidos com base em pesquisa desk e entrevistas.


Pesquisa Realizada

Por meio do Microsoft Forms, foi feito um formulário com perguntas voltadas aos costumes ecologicos das pessoas e nivel de informação que elas sentiam que era espalhado pela prefeitura sobre. Por meio deste formulário foi coletado 33 respostas que demonstrou que a maioria das pessoas não conhecia a forma correta de descarte de alguns tipos de materiais, como por exemplo o lixo eletrônico, e que algumas pessoas tinha problema em descartar os materiais devido ao caminhão disponibilizado pela prefeitura que deveria passar um dia na semana em cada bairro, simplesmente não passar.


Entrevistas

Foram feitas entrevistas com um responsável do setor de limpeza da prefeitura e um ex-funcionário de uma empresa grande da cidade, eles responderam perguntas que puderam dar um maior entendimento do tema a dupla.

Nessas entrevistas o que ficou perceptível foi que a cidade dá condições mínimas de coleta de alguns materiais recicláveis e que o resto é basicamente feito por coletores, que são pessoas comuns que coletam em troca de dinheiro. Em relação a empresa, ela apenas trata do material reciclável das suas outras bases para que não precise gastar levando o material para outro local para receber tratamento e poupando também em comprar mais material do tipo que é sempre necessário principalmente na parte de frigoríficos.


Cartões de Insight

Utilizando a plataforma web Lucid App foram criados os cartões de insight como visto na figura a baixo. Nos cartões de insight foram colocados problemas captados por meio da pesquisa e das entrevistas feitas.


A partir de análise e síntese, como pode ser observado na figura a seguir, os cartões foram separados por temas, problemas voltados para desperdício, uso excessivo e ação popular.


O problema foco do trabalho então passou a ser achar uma solução para problemas com a ação popular, como falta de informação e falta de conscientização.


Etapa de ideação

A partir da primeira análise feita, foi feito um brainstorming reverso, que consiste em basicamente achar problemas, coisas que poderiam impedir a população de fazer a separação do material e então cada problema foi minuciado por meio do modelo “5W1H”, sendo 5W os cinco W do inglês, What, Why, When, Where, Who.1H sendo How, e chegamos à solução da criação de um aplicativo mobile.


Prototipação

O protótipo de aplicativo mobile criado recebeu o nome de Recicla Lins e se trata de um sistema que faria a intermediação entre a população e coletores, contando com a possibilidade de informar pontos de coleta de determinados materiais por meio de um mapa e também trazendo informações de educação ambiental e quando o caminhão da coleta passaria em determinado bairro. Outra funcionalidade seria a opção da população pedir que algum coletor fosse até sua residência para fazer a coleta dos materiais já separados.

Por meio da entrevista com o diretor de limpeza da prefeitura foi informado que a prefeitura sente interesse em investir em um aplicativo do gênero caso venha a ser implementado.


Visual do aplicativo Recicla Lins

Para a criação do logo do protótipo foi utilizado o software Photoshop. O logo com pode ser observado na figura a baixo, é constituído pelo símbolo da reciclagem e uma planta, e são baseados na cor verde e preta, preto para a sua base e verde para a aquarela de fundo que representa a cor da reciclagem.


Para o desenvolvimento do protótipo mobile, foi utilizado a plataforma web de prototipagem Marvel App. Na Figura a baixo podemos ver sua splash screen , tela inicial e tela de pontos de coleta que exibe o mapa da cidade e suas localizações.


Conclusão

O projeto dessa disciplina trouxe a experiência na elaboração de um projeto com intenção de retorno financeiro, desde sua concepção, expondo pontos fortes e fracos que precisavam de aprimoramento, analisando o que seria de fato interessante aos olhos de investidores e ao mesmo tempo útil as demais pessoas na sociedade. Este projeto ajudou na melhora na habilidade de percepção, criação de protótipos em plataformas de prototipagem e a utilização de conceitos de experiência de usuário.

Veja o protótipo deste projeto!

Ver Projeto