Foi proposto pelo professor Felipe Maciel Rodrigues na disciplina de Prática de Design, cursada no primeiro semestre de 2019, que fosse desenvolvido em dupla a identidade visual de uma empresa de escolha dos alunos, com o intuito de exercitarmos nossa criatividade, compreender a adequar as artes aos padrões das mídias sociais, trabalhar com padronizações de cores, praticar cuidados com a pré-impressão e também praticar o uso do programa Corel Draw.
O projeto visou uma experiencia real como designers uma vez que foi desenvolvido de acordo com as opiniões da turma como clientes.
Segundo Eva Heller (2014), a psicologia das cores é um estudo que mostra como é possível transformar cores em sensações. Sua influência pode ser observada na publicidade, na decoração de ambientes e em muitas outras áreas. As cores também são utilizadas para que nosso cérebro se lembre de logos e identidade visual de uma marca.
As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. As cores frias como o azul, roxo e verde possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas. Para o design a psicologia das cores é fundamental para a boa composição de um layout, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. O conjunto de cores que trabalham juntas causa maior efeito e significado se escolhida corretamente.
Desenvolvido juntamente com a aluna Patrícia da Silva Magalhães, foi escolhido um segmento para a empresa e a partir desse segmento foi elaborado desde o nome que a loja receberia e sua logo até sua aparência em suas mídias sociais. Para dar forma a sua identidade visual, foram criados uma capa para página do facebook, um cartão de visitas, um flyer de três vincos, um panfleto e um papel timbrado, utilizando o programa Corel Draw.
Nas figuras a baixo podemos observar um pouco da identidade visual criada visando o público alvo e as cores escolhidas, e a utilização do logo desenvolvido, com a intenção da sensação de algo atual, jovem e geek.
Foi criado a empresa “Planet Games”, uma loja de produtos de informática voltado para o público jovem com interesse em jogos de vídeo game e cultura geek. A logo faz referência ao tema gamer tratado e a cor vermelha é a que mais se destaca em sua identidade visual como observado na figura a baixo, escolhida por trazer dinamismo e sensação de urgência criando a necessidade de comprar.
Este projeto mostrou-se interessante devido a liberdade de criação dada. Pôde ser escolhido qual segmento seria abordado, o público alvo, quais cores e quais impressões seriam passadas a este público, pondo em prática o senso crítico em relação se o que foi criado realmente seria interessante ao público alvo. Analisando os trabalhos de demais alunos observou-se suas diferenças criativas e seus pontos fortes.