Boletim Informativo

Desenvolvido no primeiro semestre na disciplina de Criação de Conteudo WEB.
Professor: João Luís Cardoso de Moraes


Na disciplina de Criação de Conteúdo na WEB, cursada no segundo semestre de 2018, foi proposto pelo professor João Luís Cardoso de Moraes, que fosse desenvolvido uma página web no formato de site de notícia que pudesse receber informações que antes eram apenas impressas e fixadas nos murais da instituição, trazendo o boletim informativo ao formato digital de modo a tornar mais fácil e de rápido acesso essas informações.

O projeto serviu para colocar em prática o que foi aprendido na disciplina de Criação de Conteúdo na Web que abordava a forma correta de elaborar textos e organizar conteúdos na tela do site e também a disciplina de Padrões de Projeto de Sítios Internet I que abordava o desenvolvimento de sites com HyperText Markup Language (HTML) e Cascading Style Sheets (CSS).


Pirâmide Invertida Horizontal

De acordo com Guillermo Franco (2010), a pirâmide invertida horizontal trata-se de uma estrutura que deve ser seguida para que a informação a ser passada seja mais interessante ao leitor e prenda sua atenção, conforme ilustrada pela Figura a baixo.

Foi iniciado com a elaboração do título, onde as duas primeiras palavras ou o primeiro terço do título devem ser portadoras de informação. Os demais parágrafos também devem contar com o uso dessa estrutura, levando as palavras-chaves ao lado esquerdo superior, de modo a melhorar a “escaneabilidade” do usuário e utilizar a voz passiva, que é outra forma de levar para o lado esquerdo da tela os elementos importantes.

Estas recomendações são dadas devido ao padrão em “F” de leitura nas telas (criado por Jakob Nielsen), pela forma em que os usuários só veem um terço dos títulos e primeiras frases dos parágrafos seguintes quando escaneiam uma página.

O padrão “F” tem três movimentos: um movimento horizontal na parte superior do conteúdo. Um segundo movimento horizontal um pouco mais abaixo, mas mais curto do que o anterior. E por último, um movimento vertical na parte esquerda da tela. Algumas vezes o formato de “F” pode tornar-se um “E” ou um “L” invertido.


O Projeto

Desenvolvido em dupla juntamente com o aluno Lucas Kenzo Matsui, foi criado a página inicial e as demais páginas utilizando apenas HTML e CSS, e javascript e jquery para criar o menu dropdown e alguns efeitos de movimentação nas imagens principais clicáveis.

A seguir podemos observar a tela de noticia, as notícias mais importantes estão na parte superior e as demais notícias do mês nas partes inferiores, assim como mostrado na pirâmide invertida de Guillermo Franco.


Conclusão

Quando a disciplina foi cursada estava num momento inicial do curso, assim agregando a possibilidade do exercício da observação do modo que as informações e imagens deveriam ser posicionadas em tela de forma a atrair o olhar dos usuários, praticar o desenvolvimento de páginas HTML que vinha sendo ministrado em outra disciplina e o trabalho em grupo entre alunos. Este projeto serviu como uma experiência em especial para os alunos que nunca tinham tido contato com a criação de páginas web na prática.