Modelo relacional


Disciplina: “Banco de dados e internet”



Na matéria banco de dados e internet, cursada no terceiro semestre, foi ensinado que o banco de dados serve para o armazenamento de dados. Tendo isso em vista, o banco de dados é composto por quatro partes, sendo elas: a base de dados (os dados armazenados); o sistema gerenciador (sistema que gerencia os dados); uma linguagem de exploração (linguagem de acesso aos dados); programas adicionais (elementos adicionais, como gerência de usuários, otimizadores de dados, entre outros). E para que fosse possível desenvolver projetos de modelagem de Banco de Dados, foi ensinado o modelo relacional, criado por Edgar F. Codd.

Pode ser observado na citação a seguir outra visão de como funciona um banco de dados:

“Um sistema de banco de dados é basicamente apenas um sistema computadorizado de manutenção de registros. O bando de dados, por si só, pode ser considerado como o equivalente eletrônico de um armário de arquivamento; ou seja, ele é um repositório ou recipiente para uma coleção de arquivos de dados computadorizado”( C. J. Date, 2004, p . 3).

Entendendo o conteúdo, foi proposta uma atividade para ser realizada em aula.

Elaborar um diagrama para uma seguradora de automóveis seguindo os requisitos:

Entidades: Cliente, Apólice, Carro e Acidentes.

Requisitos: um cliente pode ter várias apólices (no mínimo uma), cada apólice somente dá cobertura a um carro, um carro pode ter zero ou "n" registros de acidentes a ele.

Atributos: Cliente: Número, Nome e Endereço; Apólice: Número e Valor, Carro: Registro e Marca, Acidente: Data, Hora e Local.

Contato




Localização Fatec