Arduino


Disciplina: “Tópicos especiais em Sistemas para Internet II”



Na disciplina desenvolvida no segundo semestre de 2021, "tópicos especiais em sistemas para internet II", foi introduzido o Arduino.

“O Arduino é uma pequena placa de microcontrolador contendo um plugue de conexão USB (Universal Serial Bus), que permite a ligação com um computador, além de controlar com um conjunto de pinos de conexão, que torna possível a ligação de dispositivos eletrônicos externos, como motores, relé, sensores luminosos, diodos a laser, alto-falantes, microfones e outros.” (Simon Monk, 2017).

Assim como o autor cita, é possível montar um Arduino com vários eletrônicos externos, possibilitando a montagem de inúmeros sistemas. Um exemplo seria um led piscante ou até mesmo uma cancela para a entrada e saída de automóveis.

Para que possa ser montado um sistema desse tipo, sem que se tenha as peças, devido a pandemia ocorrida nesse período, o Prof. Dr. Alexandre Ponce de Oliveira instruiu os alunos para que usassem o Tinkercar, uma plataforma que oferece todos os recursos necessários para montar qualquer tipo de sistema necessário, sendo possível compilar o código e ver os resultados gerados.

Logo abaixo temos o link do programa desenvolvido, onde qualquer pessoa pode ver exatamente o que o sistema faz:

Contato




Localização Fatec