Projeto Portfólio João da Silva

O portfólio do personagem fictício João da Silva foi desenvolvido nas aulas de Padrões de Projeto de Sítios para Internet I cursada no primeiro semestre do curso, no período de agosto até dezembro de 2018.

Objetivo

Aprender as linguagens de marcação Hypertext Markup Language (HTML) e como efetuar a estilização de componentes HTML utilizando o Cascading Style Sheets (CSS). Todos os códigos foram desenvolvidos na Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) Brackets.

Considerações Sobre o Projeto

É evidente a agregação de conhecimento na construção do primeiro site. Apesar de simples, foi possível entender além de estruturas básicas de HTML explorar as diferentes maneiras de utilizar o CSS (in-line, incorporado e externo) e entender como a utilização de cada tipo impacta diretamente na manutenção de um website. Adicionalmente foi possível obter conhecimentos (mesmo que superficial) sobre tags semânticas e como utilizá-las a fim de tornar o website mais acessível. Ao decorrer dos semestres os assuntos antes vistos superficialmente foram aprofundados deixando evidente possíveis melhorias no projeto. Entre elas pode-se citar a utilização de layouts flexíveis por meio flex-box – o qual possibilita a organização de elementos responsivos dentro de um contêiner – ou mesmo por meio de um framework CSS tal como o Bootstrap ou Materialize – o qual são bibliotecas compostas por várias classes já criadas com propriedades definidas.

Fatec Lins