Criação de um ambiente de desenvolvimento para uma aplicação web feito em docker (DevOps)

A criação do ambiente de desenvolvimento feito em Docker foi desenvolvida por Lucas Gabriel, Lucas de Almeida e João Gustavo. durante a disciplina de Tópicos Especiais III no período de fevereiro até julho de 2021.

Objetivo

O objetivo do projeto é a criação de um ambiente de desenvolvimento para uma aplicação web utilizando a plataforma Docker de conteinerização, definindo contêineres que serão utilizados na construção de uma arquitetura de suporte e infraestrutura Web.

Explicação da criação dos contêineres

Considerações Sobre o Projeto

É evidente a agregação de conhecimento na construção de um ambiente de desenvolvimento usando a metodologia de conteinerização. O funcionamento dos contêineres é de fácil entendimento e aplicação, sendo possível utilizar esta metodologia na solução de problemas de incompatibilidade de versões no desenvolvimento da aplicação onde o maior problema era a aplicação a ser desenvolvida não funcionar em alguns computadores ou até mesmo no servidor de produção por não contém a mesma versão tendo como solução os contêineres que deixa o ambiente de desenvolvimento com a mesma versão.

Fatec Lins