Estamos entregando nossa privacidade de uma forma excessivamente frívola e alegre




Privacidade na Web

Atualmente o mundo está em um situação, onde quanto mais você usa a internet mais sua privacidade e exposta. É como se tivéssemos vivendo em um casa com as paredes de vidro permitindo que qualquer um veja o que estamos fazendo. Esse é o cenário apresentado pelo diretor do Instituto de pesquisa de inteligência artificial do Centro Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, Ramón Lopez de Mántaras. Após a chegada do 5G fez com que os dispositivos incorporassem um maior número de inteligências nas residências. Mántaras afirma que quanto mais dispositivos encontra-se na sua casa é pior, pois eles podem saber o que você consome, o que compra ou até o que acontece dentro do seu banheiro.

Reconhecimento Facial

O reconhecimento facial tem ruim quando não existe o consentimento do usuário, mas por outro facilita algumas investigações. Como foi o caso em que um homem foi levou à justiça, no Reino Unido, por registrar uma imagem de seu rosto pelo sistema de reconhecimento facial automático, enquanto fazia compras , segundo a BBC.

Robôs e trabalho

A utilização dos robôs no trabalho tem sido muito discutido atualmente, de como as máquinas inteligentes terá de impacto em diferentes empregos. Mántaras lembra que “há anos a informática em geral tem um impacto na forma como fazemos nosso trabalho e no fato de que muitas coisas estão sendo automatizadas”. Um exemplo são os caixas eletrônicos. O especialista em inteligência artificial propõe que as máquinas não substituem as pessoas, e sim que trabalhem de forma conjunta. “.Algumas são automatizáveis, e para outras continuará sendo importante que exista uma pessoa”, afirma. Ele cita como exemplo os sistemas de assistência a idosos: “Não se trata de colocar robôs e tirar os funcionários de uma residência para idosos, mas de que trabalhem conjuntamente”. Ele imagina, por exemplo, um robô ou um sistema computadorizado “que avise o cuidador para que não se esqueça de dar o remédio ou ajude na transferência de uma pessoa para um hospital”