FFA500

O que é Phishing? E como evitar golpes do tipo?




O que é Phishing?

Phishing é o termo que designa as tentativas de obtenção de informação pessoalmente identificável através de uma suplantação de identidade por parte de criminosos em contextos informáticos, é uma maneira desonesta que cibe criminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos, tendo como foco principalmente o financeiro, e dados pessoais da vítima.

Como funciona o golpe?

Um e-mail do tipo que se passa por aviso de banco, por exemplo, pode orientar o usuário a clicar em um link para atualizar um cadastro. Ao fazê-lo, a pessoa cairá em um site falso, mas bastante parecido ao da instituição bancária. Caso não note que aquela página não é legítima, ela fornecerá dados sigilosos, como número de conta corrente e senha de acesso à conta.

Como se proteger?

A primeira coisa que você pode fazer para se proteger ao usar a Internet é usar o bom senso antes de fornecer informações confidenciais. Ao receber um alerta do banco ou de outra grande instituição, nunca clique no link do e-mail. Em vez disso, abra a janela do navegador e digite o endereço diretamente no campo de URL para verificar se o site é verdadeiro. Outro indício importante de sites de phishing é verificar se mensagem contém erros de digitação e o site não parece ser profissional. Como os hackers geralmente criam os sites de phishing na pressa, alguns deles são muito diferentes dos originais.

Caiu em phishing, o que fazer?

Se caso você acabe caindo no golpe e tenha inserido seus dados em um site falso do banco, é importante que você entre em contato com a instituição bancária para bloquear a sua conta. Já se você tiver passado dados do seu cartão, deve-se alertar a operadora para cancelar e verificar lançamentos não reconhecidos. Se você clicou em um malware, é recomendado que verifique seu computador ou dispositivo móvel. Além disso, também pode ser uma boa ideia trocar senhas digitadas após. Em caso de prejuízo ou qualquer outro transtorno, não hesite em procurar orientação de autoridades policiais ou judiciais.