Surgirá uma inteligência maior do que a humana?




A inteligência artificial (IA) vem ganhando atenção pelo mundo todo. Ela é descrita tanto como uma salvação econômica quanto como pioneira na desintegração social. O maior medo de muitas pessoas, e com o desenvolvimento dessa tecnologia a favor do poderio militar, isso fará com que o mundo enfrente um desafios para garantir que a sociedade usufrua dos benefícios deste impacto inevitável , em vez de sofrer com ele.

Corrida pela Tecnologia

A China é atualmente o país que lidera no ranking de desenvolvimento de inteligência artificial, tendo o maior número de pesquisas patenteadas (57%), em sequência vem os EUA (14%) e a União Europeia (7%) com números extremamente inferiores.

Indícios de superinteligência

O Projeto Cérebro Humano da União Europeia busca simular o cérebro e considerado por Abbeel o maior avanços para superinteligência. Já Dorronsoro acredita que apenas uma máquina que consiga fazer muitos cálculos em uma velocidade absurda, está longe de chegar perto da estrutura neurofisiológica do cérebro humano.

IA ética

Dorronsoro também ressalta os dilemas éticos que a inteligência artificial tem de resolver antes de poder dar o salto para a superinteligência. O primeiro, aponta ele, chegará com os veículos autônomos. “Terão de reagir diante dos imprevistos e, portanto, precisarão tomar decisões que tenham uma vertente ética. Porque não haverá tempo para que o carro envie uma mensagem com o dilema surgido para um centro de controle no qual seres humanos decidam o que fazer.

López de Mántaras preocupa-se com o desenvolvimento da tecnologia para uso militar. Ele ja era contra o uso de drones no exercito, se tornou ainda mais contra com o desenvolvimento de robocops.