Sistema De Agendamento Para O CDI

Na disciplina de Projeto de Prototipagem e Teste de Usabilidade no quinto semestre de 2022, foi definido pelo professor Ricardo Amauri Honorato, o desenvolvimento de um projeto sendo que usaríamos ele para a prototipação de baixa, média e alta fidelidade, o proposito principal é elaborar um protótipo funcional que utilize comandos simples o qual definiríamos os requisitos funcionais e não funcionais, que utiliza todos os conceitos apreendidos durante o semestre.
O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o aluno Helio Rafael Lopes como requisito de avaliação. O principal objetivo foi transformar o trabalho manuscrito, em uma versão digital e responsiva que utilize conceitos de usabilidade para prover uma maior experiência para os que iriam testar.
Nesse trabalho foram utilizadas tecnologias como HTML, CSS, Jquery Mobile e mockup.
Durante a fase de planejamento ou seja a criação do modelo conceitual, foi decidido que o trabalho da nossa dupla seria o desenvolvimento de um sistema de agendamento para o CDI (Centro de Informática) da UNILINS, pois havia um problema, o qual o atual sistema agendamentos de salas do CDI é um processo muito complicado e extenso o qual o professor solicita a secretaria e a mesma entra em contato com os responsáveis pelo CDI. Analisando essas informações podemos perceber que os professores não têm contato direto com o CDI, dificultando os agendamentos de sala. Tendo em mente estas informações definimos como objetivo do projeto a criação de um sistema de agendamento de salas do CDI pelos professores da UNILINS, o qual disponibilizara as salas e horários disponíveis sendo das 19h ~ 22h a aplicação também demostra os softwares instaladas e especificações dos computadores em cada sala do CDI.
Os usuários serão especificamente os professores, os quais usaram como login seu ID e criarão uma senha para seu login, também poderão solicitar instalação de Software e ver as salas disponíveis.
Após a decisão, de qual seria o tema do nosso trabalho, começamos a discutir quais seriam os requisitos funcionais e não funcionais:
Os requisitos funcionais são todos os problemas e necessidades que devem ser atendidos e resolvidos pelo software por meio de funções ou serviços, sendo eles:

• Escolha da Sala;

• Escolha da Data;

• Escolha do Horário;

• Inserir Dados da Requisição da Instalação de Software;

Os requisitos não funcionais são todos aqueles relacionados à forma como o software tornará realidade os que está sendo planejado. Ou seja, enquanto os requisitos funcionais estão focados no que será feito, os não funcionais descrevem como serão feitos.

• Tipo de sistema operacional;

• Processamento;

• Conexão;

• Conexão com o Banco de Dados da UNILINS;

• Tipos de dispositivos em que o software pode ser usado;

Após a definição dos requisitos começamos a moldar o nosso projeto com o diagrama de Entidade Relacionamento como na imagem a seguir:


Resultado Final

Com o diagrama ER conseguimos mapear como será a funcionalidade do nosso protótipo, ou seja, como será o modelo navegacional.




Resultado Final

O modelo Navegacional foi utilizado para que possamos entender como irá funcionar o nosso protótipo. A partir deste modelo começamos a criar o protótipo de baixa fidelidade que visa definir de modo simples como seria a interação do usuário com o projeto não tendo nenhuma preocupação com elementos ligados ao design.




Resultado Final
Resultado Final

Na imagem foi feita a demonstração da tela login, seleção da sala com os detalhes de cada sala softwares instalados e especificações da máquina, da tela requisição de software onde há o formulário para a requisição, e para interatividade a tela com a confirmação do agendamento da sala.
A partir do protótipo de baixa fidelidade já podemos analisar o protótipo com outros olhos, sendo mais critico e direto, eliminando conteúdos desnecessários e focando no principal tema do protótipo.
A seguir começamos a elaboração do protótipo de media fidelidade, esse tipo de protótipo é um pouco mais refinado que o de baixa fidelidade, mas ainda não necessita de uma preocupação estética. Geralmente, é a última etapa do processo de prototipação. Nela, você refina os esboços feitos em papel ou seus wireframes.
Para elaboração do protótipo de media fidelidade foi decidido pelo uso dos mockups que consiste em uma representação do projeto, que pode ser feita em escala real. Ele é aplicado na apresentação de ideias de maneira mais elaborada, possuindo o design bastante próximo ao projeto final.
O mockup simula o tamanho, formato, perspectiva, textura, cor e demais aspectos de um produto. Dessa forma, a visualização do projeto final ocorre de forma bem mais facilitada, contribuindo para a aprovação da ideia ou para fazer as devidas alterações.




Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final


Após a elaboração das telas com o mockup foi analisado quais seriam as ultimas alterações antes da elaboração do protótipo de alta fidelidade, paleta de cores, botões, se haviam telas demais e como seria a interatividade do sistema com o usuário. O principal objetivo dos protótipos interativos é seu uso nos testes de usabilidade do produto, para que os usuários validem o sistema.

Quando usar a prototipagem de alta fidelidade?

• Quando você tem designs visuais do seu produto;

• Quando se tem uma ideia sobre elementos interativos, como esquemas de navegação de uma tela para outra; quando há animações e mini-interações no seu modelo e você é capaz de prototipá-las;

• Quando se deseja testar os detalhes de seus produtos em termos de elementos da interface da pessoa usuária, esquemas de cores ou texto;

• Quando você deseja testar as transições, animações e os efeitos destas no comportamento do usuário;

• Quando você deseja saber como seus usuários-alvo se sentem em relação ao seu produto e deseja obter as opiniões deles sobre seus designs.

Para a prototipação de alta fidelidade utilizamos o Apache Cordova que é responsável por fazer seu código Javascript acessar recursos nativos do dispositivo, como câmera, GPS, acelerômetro, dentre outros. Juntamente com o Jquery Mobile que é um framework para desenvolvimento web, personalizado para a interação por toque, excelente para a criação de aplicações para dispositivos móveis.




Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final
Resultado Final

Após o termino desta disciplina consegui compreender as etapas da criação de um projeto WEB, desde a parte conceitual, modelagem navegacional, protótipo de baixa fidelidade até a alta fidelidade, durante este projeto apreendi a lidar com as evoluções e mudanças que apareciam de acordo com o avançar do protótipo, tanto com o visual quanto com a interatividade do projeto final.




Localização