Durante o quinto semestre, na disciplina de Prototipagem e Usabilidade, foi desenvolvido um projeto voltado para o design de interfaces e experiência do usuário (UX). O objetivo principal foi criar uma aplicação mobile para uma livraria, aplicando conceitos de usabilidade, acessibilidade e interação eficiente com o usuário.
O projeto teve início com o levantamento das necessidades e expectativas do público-alvo, além da coleta de informações sobre os serviços que a livraria iria oferecer. Em seguida, foram criados protótipos em diferentes níveis de fidelidade (baixa, média e alta), utilizando ferramentas como Figma para estruturar, testar e refinar a interface do aplicativo.
Essa experiência permitiu o desenvolvimento completo de um projeto de design centrado no usuário, passando por todas as etapas, desde o planejamento até a entrega visual de uma solução funcional e acessível.
O aluno participou de forma ativa em todas as etapas do projeto de prototipagem da aplicação mobile. As principais implementações foram:
Definição do público-alvo e dos requisitos funcionais, com base em pesquisas e discussões com a equipe e professores.
Desenvolvimento de protótipos de baixa fidelidade, utilizando wireframes simples para estruturar os fluxos de navegação e as principais funcionalidades, como busca de livros, criação de listas e compras.
Criação de protótipos de média fidelidade no Figma, detalhando a hierarquia visual, posicionamento de elementos e estrutura da interface.
Refinamento visual com protótipos de alta fidelidade, simulando a aparência final do app com cores, fontes, imagens e interações realistas.
Implementação de elementos interativos nos protótipos, como animações e respostas aos toques do usuário, simulando a experiência real de uso.
Realização de testes de usabilidade com usuários em potencial, coletando feedback para ajustes no design e melhorias na navegação.
O projeto da aplicação mobile para a livraria foi essencial para consolidar os conhecimentos sobre prototipagem, usabilidade e design centrado no usuário. Passar pelas três etapas (baixa, média e alta fidelidade) permitiu vivenciar todo o ciclo de criação de uma interface funcional e acessível.
Entre os desafios enfrentados, estavam a organização dos fluxos de navegação e a adaptação do design com base no feedback dos testes de usabilidade. Porém, isso também foi um aprendizado importante sobre como melhorar a experiência do usuário com base em testes reais.
Como proposta de melhoria, seria interessante simular a aplicação com dados reais ou até integrar uma API para testes mais dinâmicos. No geral, o projeto foi uma experiência completa e prática, que reforçou tanto os conceitos técnicos quanto a importância de pensar no usuário final desde o início do desenvolvimento.
Professor:Danilo Leme Bressan: Tópicos especiais em sistemas para internet II.
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