Eu sou a

Rita.

...

E este é o meu portfólio.

Sobre Mim:

...

Sistemas para Internet

FATEC Lins, 2019 - 2021.

...

Letras - Língua Portuguesa e Inglesa

Unicesumar Lins, 2021 - 2024.

...

Estágio em Manutenção de Computadores

Prefeitura de Lins, 2019 - 2021.

...

Professora de Língua Inglesa

E.E. Antônio Francisco, Guaiçara, 2021.

Linguagens:

...

HTML

...

CSS

...

JavaScript

...

ReactJS

...

PHP

...

C#

...

PostgreSQL

...

SQL

Portfólio

Portfólio Acadêmico

1° SEMESTRE

Boletim Informativo

Este trabalho refere-se à matéria do primeiro semestre do ano de 2019 denominada “Criação de Conteúdo na Web”, a qual exibia como finalidade demonstrar conceitos da utilização e exposição correta dos conteúdos em um website.

Neste projeto, especificadamente, foi solicitado a transformação dos “Boletins Informativos” (espécie de revistas elaboradas pela FATEC de Lins, os quais contém as últimas notícias e acontecimentos, na unidade) que antes eram documentos no formato .pdf em sites; para tal, devia-se utilizar conhecimentos prévios.

Vale-se ressaltar que os conhecimentos para a elaboração do site desenvolvido provieram, em sua base, de outra disciplina – do mesmo semestre – denominada “Padrões de Projetos de Sítios para Internet”, a qual apresentava o prelúdio das linguagens HTML e CSS, utilizadas para o desenvolvimento do Boletim Informativo Digital.

...

2° SEMESTRE

Elaboração do Projeto de Estruturação de uma Rede

Este projeto faz referência à matéria de Redes e Internet, cursada no segundo semestre de 2019, consistindo em três etapas, onde na primeira há a escolha de uma planta baixa retirada da internet, ou desenhada pelo próprio discente, a fim de que a referida simule uma empresa real, com todos os cômodos, corredores e até mesmo banheiros; devendo ser realizada no tempo hábil de 15 dias, essa etapa tem o peso de 3 pontos, na nota final.

Já na segunda etapa há a escolha e distribuição dos equipamentos tecnológicos, ou seja, máquinas, switches, roteadores e sala servidora; bem como indicar a passagem correta dos cabos de rede; é válido ressaltar que essa segunda etapa tem o peso de 2 pontos, na nota final, e tem-se 15 dias para realizar a entrega.

Por fim, na terceira etapa a qual vale 5 pontos da nota final, é necessário a utilização da ferramenta Packet Tracer, para indicar a configuração correta, as quais permeiam entre: IP, Gatway, DNS (se for o caso), bem como a topologia de cada cabo. Tem-se os 5 pontos computados caso o professor availe testes na rede entregue e os computadores estejam devidamente conectados.

...

3° SEMESTRE

Acessibilidade na Web: Uma Revisão sobre o Tema

Este projeto foi contabilizado para a obtenção da nota final da disciplina de Acessibilidade, ministrada pelo docente Dr. João Luís Cardoso de Moraes, a qual foi atribuída a máxima (10).

A proposta para esta incumbência permeava-se na produção de um artigo a partir da leitura dos Fascículos I, II e III – os quais tratam, respectivamente, acerca do tema: “Acessibilidade na Web”, produzidos pela W3C.

Download aqui!

4° SEMESTRE

Criação de Um M.E.R

Este projeto foi realizado no início da disciplina Banco de Dados II, no 4° semestre acadêmico com seu prelúdio no segundo semestre do ano de 2020, tendo como objetivo principal demonstrar a utilização, na prática, de conceitos anteriormente vistos, em sua teoria. Dado uma situação hipotética problema, onde devia-se desenvolver a estrutura de um banco de dados de uma rede hoteleira levando em consideração as variáveis que a permeiam, através de um fluxograma, indicando suas tabelas e relacionamentos, este tem a designação de M.E.R (Modelo Entidade Relacionamento).

...

5° SEMESTRE

Plano de Marketing - Ômega

Este trabalho refere-se à disciplina Negócios e Marketing Eletrônicos, cursadano quinto semestre, no ano de 2021, o qual consistiu em desenvolver um plano de marketing de uma empresa real, com dados reais, a fim de que a partir desse projeto pudesse ser verificado, junto à empresa, melhores maneiras para seu crescimento no mercado; apurando onde estão os pontos positivos e negativos do negócio.

O negócio escolhido refere-se à Loja Ômega, instalada há oito anos, no bairro central comercial da cidade de Lins, situado estrategicamente ao local com maior movimentação do chamado “calçadão”. A referida conta com produtos eletrônicos, bem como utilidades domésticas e tecnológicas, é válido ressaltar que a loja, além de ponto de venda é, também, uma assistência técnica para aparelhos e periféricos eletrônicos, a qual foi escolhida devido à proximidade, bem como a facilidade de acesso às informações necessárias.

Download aqui!

6° SEMESTRE

Consumindo um Web Service

Este trabalho refere-se à disciplina de Arquitetura Orientada a Servidores, ministrada pelo docente Júlio F. Lieira, no qual sua proposição foi a criação de um um Cliente, fazendo-se uso da linguagem Java, para consumir um serviço web (Web Service) da Internet. Primeiramente, deve-se pontuar os conceitos de Cliente e Servidor, para tanto, entender-se-á a Arquitetura Cliente-Servidor.

Download aqui!

ESTUDOS COMPLEMENTARES

Inicializações Científicas

APLICAÇÃO DE ENGENHARIA REVERSA EM BASE DE DADOS GOVERNAMENTAL – CENSO 2010
Orientador: Fábio Lúcio Meira

Este projeto teve como principal objetivo apresentar o desenvolvimento de uma base de dados unificada a partir dos dados gerados pelo Censo Demográfico Brasileiro de 2010, para uso no desenvolvimento de soluções de apoio à tomada de decisões em projetos de inovação social, mais necessariamente, na área de Empreendedorismo Social.

MATHPODS: A PLATAFORMA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PODCASTS
Orientador: Adriana de Bortoli

Este projeto tratou a respeito da criação de uma plataforma web denominada MathPods a qual objetiva a usabilidade dos Podcasts como ferramenta no ensino da matemática e suas variantes. Pensou-se na adição de um estímulo diferente para o aluno em sala: O Podcast em consonância à plataforma online, a fim de que o discente desfrute de mais um recurso de aprendizagem, utilizando-o dentro e fora do ambiente acadêmico.

IMPLEMENTAÇÃO DO PROXY SQUID PARA GERENCIAMENTO DE ACESSO DO USUÁRIO NA REDE
Orientador: Alexandre Ponce

O desenvolvimento desse trabalho visou a elaboração e implementação de um servidor de controle de acesso do usuário na rede, utilizando-se das tecnologias: SQUID, LDAP e AD, tendo como base o sistema operacional Linux, especificamente o Debian 10.8.0 “Buster”, a fim de demonstrar as vantagens e as adversidades que o gerenciamento através do proxy de navegação web pode acarretar.

Tenha acesso ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) completo através do botão:

Click aqui!

Portfólio

Projetos Recentes

Para baixar meu currículo:

Click aqui!