Portfólio João da Silva

Desenvolvido no segundo semestre na disciplina de Padrões de Projeto de Sítios Internet I.
Professor: Felipe Maciel Rodrigues


Na disciplina Padrões de Projeto de Sítios Internet I, cursada no segundo semestre de 2018, foi proposto um modelo de portfólio pessoal de um designer fictício nomeado como João da Silva.


Objetivo

O objetivo deste portfólio é ser utilizado como referência para aprendizado das linguagens de marcação e estilo, como HyperText Markup Language (HTML) que significa Linguagem de Marcação de Hiper Texto, em que o HTML usa “Marcação” para anotar texto, imagem e outros conteúdos para exibição em um navegador Web. É o Cascading Style Sheets (CSS) significa “folha de estilo” composta por “camadas” e é utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet. Todos os códigos foram desenvolvidos no ambiente Integrated Development Environmen (IDE) Brackets.


A ideia principal foi a implementação de um formulário para contato, contendo campo de nome, cidade, estado, telefone, data de nascimento e mensagem desejada. O intuito desse formulário foi também a interação entre um usuário e um web site, para permitir que os usuários enviem dados para ele.


Considerações sobre o projeto

A agregação de conhecimento na construção do primeiro site, Apesar de simples, foi possível entender além de estruturas básicas de HTML explorar as diferentes maneiras de utilizar o CSS (in-line, incorporado e externo) e entender como a utilização de cada tipo impacta diretamente na manutenção de um website. Adicionalmente foi possível obter conhecimentos (mesmo que superficial) sobre tags semânticas e como utilizá-las a fim de tornar o website mais acessível. Ao decorrer dos semestres os assuntos antes vistos superficialmente foram aprofundados deixando evidente possíveis melhorias no projeto. Entre elas pode-se citar a utilização de layouts flexíveis por meio flex-box – o qual possibilita a organização de elementos responsivos dentro de um contêiner – ou mesmo por meio de um framework CSS tal como o Bootstrap ou Materialize – o qual são bibliotecas compostas por várias classes já criadas com propriedades definidas.