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Projeto 3 - Arduino

Projeto 3

A disciplina de programação avançada orientada a objetos foi uma experiência prática dos aprendizados de programação dos semestres anteriores, por meio da aplicação dos conhecimentos utilizando Arduino, onde foram desenvolvidos diversos trabalhos, feitos inicialmente pelo computador com o auxílio da plataforma TinkerCad, que possibilita a simulação de um microcontrolador virtualmente, e posteriormente montados e programados em microcontroladores e sensores.


Ferramentas utilizadas

   Além dos componentes de hardware apresentados, no decorrer das aulas a plataforma TinkerCad foi de grande importância para realização de testes e criação de circuitos dentro do computador antes que fossem implementados na prática.
   O TinkerCad é uma plataforma gratuita e amplamente utilizada no ramo da eletrônica, especialmente para novatos, pois possibilita o desenvolvimento de projetos com microcontroladores e sensores similares aos físicos. No site é possível testar todo o circuito e verificar possíveis erros antes mesmo de construí-lo fisicamente.
   A linguagem de programação utilizada no Arduino é baseada em C/C++, compartilhando inúmero semelhanças. De forma mais específica, a linguagem utilizada dentro do ambiente Arduino IDE ou mesmo TinkerCad é uma variação de C/C++ para que o desenvolvimento seja simplificado.


Primeiro projeto - Sensor de presença

   Durante a disciplina de programação avançada orientada à objetos, foram desenvolvidos diversos projetos práticos com a utilização de sensores, buzzer (para reprodução de sons), display, leds etc.   Um dos projetos mais notáveis – e um dos escolhidos para este capítulo - envolveu a utilização de um sensor de proximidade para identificar movimentos e ativar alertas luminosos e sonoros, o que pode ser interpretado como um sistema de alarme.

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Segundo projeto - Sensor de distância

   O segundo projeto escolhido compartilha diversas similaridades com o primeiro, porém dessa vez o protótipo é capaz não apenas de identificar a presença de um objeto, como também sua distância por meio de um sensor ultrassônico.
   Dentro de diversas possibilidades de uso, o objetivo solicitado para o professor foi programar o protótipo para ele retorne diferentes respostas dependendo da distância do objeto, bem como em caso de aproximação ou afastamento.
   Basicamente, as condições adotadas foram:
   -> Mais que 20 centímetros: Desligado o aviso sonoro
   -> Entre 20 e 10 centímetros: Aviso sonoro apitand (1 segundo ligado e 1 segundo desligado)
   -> Menos que 10 centímetros: Aviso sonoro contínuo

   A imagem abaixo representa o projeto pronto dentro da plataforma TinkerCad

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   O estudo de Arduino realizado ao longo da disciplina de programação avançada orientada a objetos apresenta ao acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas um universo de possibilidades envolvendo hardware e eletrônica.
   A dinâmica adotada durante as aulas consistia em explicar a teoria no início da aula e propor uma aplicação por meio de um protótipo que utilizasse o conteúdo da aula. Essa metodologia de alternar teoria e prática contribui entendimento dos assuntos e interesse nas aulas.
   Um fato de grande importância e destaque nessa matéria foi a possibilidade de criar projetos e implementá-los de forma prática. Durante as aulas, acompanhar o desenvolvimento de protótipos e vê-los funcionando foi uma experiência capaz despertar curiosidade sobre o tema, além de consolidar os aprendizados dos conteúdos estudados.